Djokovic apanha susto mas mantém época perfeita no regresso ao Dubai

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 28, 2023

Esteve longe de ser um passeio, mas Novak Djokovic regressou à competição com um triunfo no ATP 500 do Dubai. A competir pela primeira vez desde que conquistou o seu 10.º Australian Open, o número um do Mundo mostrou sinais de ferrugem, deixou escapar um set e precisou de suar para evitar aquela que seria uma enorme surpresa na ronda inaugural de um torneio que já conquistou por cinco vezes na carreira.

Com o qualifier Tomas Machac (130.º) pela frente, Djokovic triunfou com os parciais 6-3, 3-6 e 7-6(1), com muitos sustos pelo meio. Basta ver que, depois de um primeiro set relativamente tranquilo — foi quebrado por uma vez mas sem consequências –, Nole teve uma quebra de rendimento e o checo aproveitou de imediato. Abriu para 3-0, teve pontos para 4-0, mas o sérvio ainda acabou a ter um break point quando Machac servia para fechar a segunda partida.

Com tudo empatado, o arranque do terceiro parcial ficou marcado por mais uma ameaça de Machac, que teve ponto de break logo no jogo inaugural, mas Djokovic saiu do problema e abriu pouco depois com naturalidade para 4-1. Tudo resolvido, certo? Nada disso. É que, de forma totalmente inesperada, Nole voltou a baixar o nível e Machac não se fez rogado, recuperando diretamente para o 4-4. Certo é que o sérvio se voltou a focar e resistiu no tie-break para encontrar maneira de manter o arranque perfeito esta temporada.

À procura de se apurar para os quartos-de-final do ATP 500 do Dubai, Djokovic vai agora ter pela frente o neerlandês Tallon Griekspoor (39.º), que bateu Constant Lestienne (56.º), por 6-4, 3-6 e 6-2.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt