Djokovic apanha susto mas evita escândalo contra talento de 18 anos na Bósnia

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 19, 2023

Novak Djokovic já pode respirar de alívio! É que o número um do Mundo apanhou um susto no seu encontro de estreia em Banja Luka, antes de evitar aquilo que seria um enorme choque diante de Luca Van Assche (87.º), jovem de 18 anos que chegou a acreditar que era mesmo possível derrotar o líder do ranking ATP, que tem quase o dobro da sua idade.

Certo é que Nole, que fez uma exibição de menos a mais, resistiu com os parciais 6-7(4), 6-3 e 6-2, ao cabo de duras 2h38 de encontro. Com o equilíbrio a pautar o primeiro set, Van Assche quebrou para fazer o 5-4, mas o sérvio reagiu com o contra-break e parecia lançado para vencer o parcial inaugural quando teve três set a 6-5, no serviço do gaulês. Nada feito, já que o campeão júnior de Roland Garros em 2021 forçou o tie-break e até no desempate virou um 1-3 para fechar com 7-4.

A questão é que Djokovic não se ia render e tudo mudou a partir do segundo set. Com uma clínica de serviço na segunda partida — falhou um único saque e só perdeu dois pontos –, acumulou dois breaks e carregou no acelerador. Até que… foi quebrado no primeiro jogo do terceiro set, fazendo soar os alarmes novamente. Mas Nole escavou e impediu o escândalo para se apurar para os quartos-de-final, onde fica à espera de Gregoire Barrere ou Dusan Lajovic.

Desta maneira, Djokovic evita também uma raridade para ele nos últimos anos: somar derrotas consecutivas. Na época passada, por exemplo, aconteceu apenas no início da temporada, quando perdeu nos quartos-de-final do Dubai, contra Jiri Vesely, e na segunda ronda de Monte Carlo diante de Alejandro Davidovich Fokina.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt