This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Diogo Marques entre os qualificados para os ‘oitavos’ em Setúbal
A jogar em casa, Diogo Marques foi um dos seis tenistas portugueses a garantir a passagem à segunda ronda do quadro principal de singulares do Setúbal Open. Pedro Araújo, Vasco Prata, João Domingues, Frederico Silva e Tiago Pereira também avançaram na jornada desta quarta-feira no ITF M25 que o Clube de Ténis de Setúbal organiza, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Setúbal, entre 2 e 9 de junho.
Recém-chegado de Monastir, onde na última semana alcançou os melhores resultados da carreira (quartos de final em singulares e final em pares), Diogo Marques voltou a sorrir “em casa” ao vencer um embate 100% português.
O setubalense de 24 anos, atualmente no 2048.º lugar do ranking mundial, deu a volta ao campeão nacional de sub 18, Rodrigo Fernandes (1204.º), para vencer por 3-6, 7-6(5) e 6-2. O jovem bracarense de 17 anos esteve a dois pontos da vitória quando liderou o tie-break do segundo set por 5-4.
Superado um compatriota, Diogo Marques terá pela frente outro na segunda ronda: Frederico Silva, o único dos 14 portugueses no quadro que integra a lista de cabeças de série (é o quinto). Com o favoritismo do seu lado, o caldense (389.º e ex-168.º) precisou de trabalhar para resistir noutro embate totalmente nacional, dado que só ao cabo de 2h49 conseguiu eliminar Francisco Rocha (905.º) por 7-6(9) e 6-4, com destaque para a recuperação de 0-6 no tie-break.
Para além do duelo entre Marques e Silva haverá outro a colocar frente a frente dois tenistas lusos, no caso os últimos a erguerem títulos no circuito ITF: Pedro Araújo (campeão de um ITF M15 em Monastir no domingo, um mês depois de no mesmo local ter conquistado o primeiro troféu da carreira), e Tiago Pereira, que há duas semanas também inaugurou o palmarés internacional naquela localidade tunisina.
Pedro Araújo (639.º) foi o primeiro vencedor do dia ao levar a melhor contra João Dinis Silva (de apenas 16 anos e a disputar o primeiro quadro principal da carreira) com os parciais de 6-4 e 6-3. Já Tiago Pereira (736.º), deu a volta ao estónio Daniil Glinka (419.º) para eliminar o sétimo cabeça de série por 4-6, 6-4 e 6-4 e assinar uma das melhores vitórias da carreira.
O vencedor desse duelo poderá medir forças com João Domingues (810.º e ex-150.º), que arrancou a participação com uma suada vitória por 7-6(7), 3-6 e 6-0 sobre Tiago Silva (11 anos mais novo e número 1598 mundial) ao cabo de 2h25. Na quinta-feira, o tenista de Oliveira de Azeméis medirá forças com o o terceiro cabeça de série, Antoine Bellier.
A jornada desta quarta-feira foi sobretudo inesquecível para Vasco Prata. De volta a competições internacionais pela primeira vez em quase dois anos, o ainda estudante na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, deu a volta ao israelita Edan Leshem (901.º classificado no ranking ATP que chegou a ser 249.º) para triunfar por 1-6, 7-5 e 7-5.
Desta forma, o lisboeta de 20 anos conquistou o segundo ponto ATP da carreira e garantiu o regresso ao ranking mundial dentro de uma semana e meia.
Vindo do qualifying, Vasco Prata já soma quatro vitórias neste Setúbal Open e vai discutir a passagem aos quartos de final com o turco Altug Celikbilek (398.º e ex-154.º), vencedor das duas primeiras edições do Porto Open como torneio Challenger (2021 e 2022).
Guilherme Valdoleiros, Gonçalo Marques, Tomás Luís e Tiago Pereira não conseguiram vencer os respetivos encontros e cessaram as participações na nona edição deste torneio
- Categorias:
- Portugal