This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Assim dói! Bia Haddad perde encontro mais longo do ano e cai nos ‘quartos’ em Roma
No encontro mais longo da temporada, Bia Haddad Maia sofreu uma reviravolta frente a Anhelina Kalinina e caiu nos quartos-de-final do WTA 1000 de Roma. Com parciais de 6-7, 7-6 e 6-3. em 3h41, a ucraniana segue firme no torneio italiano. Na luta por uma vaga na final, enfrenta Veronika Kudermetova que, por sua vez, passou por Qinwen Zheng, com os parciais 3-6, 6-3 e 6-4, em 2h33.
Top 5 de jogos mais longos da WTA em 2023:
Kalinina d. Bia Haddad Maia – 3h41
E. Andreeva d. Dart – 3h32
Giorgi d. Kanepi – 3h32
Cirstea d. Bia Haddad Maia – 3h29
Bencic x Kostyuk – 3h27#TenisNaESPN #ESPNnoStarplus— Marcela Linhares (@ma__linharess) May 16, 2023
Com início bem mais firme, Kalinina precisou de apenas 18 minutos para chegar ao 4-0 do primeiro set após vencer 16 dos primeiros 22 pontos. Bia conseguiu diminuir a desvantagem após conseguir o seu primeiro jogo de serviço e quebrar o saque da ucraniana na sequência.
Conquistando mais um break, Kalinina viu-se a servir para fechar o parcial inaugural em 5-2. Antes que a ucraniana servisse no oitavo jogo, Bia pediu assistência médica alegando incómodo na perna esquerda. Voltando mais agressiva, a brasileira venceu três jogos seguidos, chegando a salvar set point da adversária em 4-5, e empatou o parcial a 5-5.
Servindo em desvantagem no placard em 5-6 com jogo longo de sete igualdades, Kalinina salvou dois set points e forçou a definição do set no tie-break. Muito sólida na linha de fundo, Bia abriu 5-0 e fechou em 7-2 com o parcial que durou 1h19.
A ucraniana chegou a quebrar duas vezes o saque da brasileira no segundo set, mas, nas duas oportunidades, a Bia devolveu a quebra logo na sequência. Sem mais quebras, assim como no primeiro set, o segundo parcial foi também definido no tie-break – sendo que a paulistana seguiu firme salvando dois set points da ucraniana enquanto servia em 5-6.
O jogo decisivo contou um mini break para cada lado logo no início. Saindo de 3-4, Bia venceu dois pontos no saque de Kalinina e ficou na frente no placard pela primeira vez com 5-4. Perdendo os dois pontos no serviço, foi a vez de a ucraniana ter a vantagem em 6-5. Seguindo agressiva, Bia novamente salvou um set point e empatou o tie-break a seis. A servir com 6-7, Kalinina aproveita a quarta oportunidade, fecha o parcial e força terceiro set contra a paulistana.
Seguindo o drama da partida, o jogo foi interrompido após o primeiro jogo por conta do mau tempo – algo que já afetou o torneio mais de uma vez nessa edição. Após pouco tempo de paralisação, a partida retomou e o parcial contou com roteiro diferente pela primeira vez no jogo. Diferente dos sets anteriores, Bia foi a primeira a conseguir uma quebra no saque da adversária e venceu os três primeiros jogos. Sem se deixar levar pela desvantagem, Kalinina seguiu focada e, vencendo os seis jogos seguintes, virou o set final a seu favor e encerrou a partida. No fim, a ucraniana ficou visivelmente emocionada enquanto a brasileira saiu bastante frustrada do court.
A melhor campanha de uma brasileira em WTA 1000 foi da própria Bia na temporada passada quando foi finalista de Toronto, mas perdeu a decisão para Simona Halep. Na campanha, a paulistana tinha-se tornado a primeira tenista nacional a vencer uma líder do ranking – na ocasião, Iga Swiatek.
Campanha da brasileira no torneio italiano:
d. Elena-Gabriela Ruse (6-2 e 6-3)
d. Magda Linette (7-5 e 6-4)
d. Camila Osorio Serrano (6-3 e 6-3)
- Categorias:
- ATP Masters 1000 Roma 2023
- Beatriz-Haddad-Maia
- WTA