Decore o nome! Mirra Andreeva está a fazer história com 15 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 18, 2023
Créditos: ITF

Decore o nome de Mirra Andreeva. Trata-se de uma jovem tenista russa de apenas 15 anos que já se apresenta no 243.º posto do ranking WTA e com feitos históricos que a colocam num caminho altamente promissor. Ora, podemos passar já à parte da história, uma vez que Andreeva se tornou esta semana na primeira tenista de sempre a vencer múltiplos torneios ITF acima de categoria 60 mil dólares antes de celebrar o 16.º aniversário.

Esse feito chegou na Suíça, no W60 de Chiasso, sendo que este foi o primeiro torneio de Andreeva esta temporada no ITF World Tour. Mirra disparou a partir da fase de qualificação e bateu Celine Naef (219.º), de 17 anos, por 1-6, 7-6(3) e 6-0. Assim, acumulou o segundo título ITF, isto depois de ter vencido, em novembro, o 60 mil dólares de Meitar, em Israel.

“É fantástico. No primeiro set, ela jogou muito bem. Não sabia o que fazer, tentei tudo. Depois fui mais agressiva e resultou”, começou por dizer Andreeva, que já tem os olhos postos em… Roland Garros. E não é em juniores, sendo que ela é a vice-campeã em título do Australian Open sub-18.

“Não sei se vou entrar no qualifying com esta vitória, por isso vou tentar fazer o meu melhor nas próximas semanas. Mas vou ficar muito feliz se entrar na fase de qualificação”, rematou.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt