De Minaur vira de forma surreal diante de Murray e avança em Paris

Por José Morgado - Outubro 30, 2023
deminaur

Alex De Minaur, número 13 do Mundo e a fazer a melhor época da sua carreira — ainda luta por uma vaga nas ATP Finals nesta fase da época — protagonizou esta segunda-feira uma reviravolta épica a caminho da segunda ronda do ATP Masters 1000 de Paris, em França, às custas de um antigo campeão da prova.

O australiano de 23 anos superou o britânico Andy Murray, de 36 anos e atualmente no 40.º posto do ranking ATP, por 7-6(5), 4-6 e 7-5, num duelo que superou as três horas a e no qual Murray dispôs primeiro de set points na primeira partida e depois de uma vantagem de 5-2 (e um match point no terceiro set. Andy Murray não conseguiu quebrar a malapata diante de De Minaur (perdeu agora todos os seis encontros diante do australiano, quatro dos quais desde abril) perdeu a chance de alcançar a sua melhor vitória em termos de ranking desde junho de 2022 (Stefanos Tsitsipas na relva de Estugarda). Em piso rápido, seria a sua melhor vitória desde novembro de 2022.

Com esta vitória, De Minaur, 13.º na ATP Race para Turim e obrigado a vencer em Bercy para se manter na luta pelas ATP Finals, mantém-se na luta. São nesta altura nove jogadores na corrida por três lugares: Stefanos Tsitsipas, Alexander Zverev, Holger Rune (estes três lugares apuráveis), Hubert Hurkacz, Taylor Fritz, Casper Ruud, Tommy Paul, De Minaur e Karen Khachanov.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com