Daniel Rodrigues ficou à porta do quadro principal do Oeiras Open 4
O português Daniel Rodrigues concluiu, esta segunda-feira, a participação no Oeiras Open 4 com uma derrota na última ronda do qualifying do torneio Challenger 75 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, no Complexo de Ténis do Jamor entre os dias 14 e 20 de maio.
Um dia depois de se ter tornado no único tenista ‘da casa’ a ultrapassar a eliminatória de estreia, Daniel Rodrigues (637.º) cedeu por 7-6(1) e 6-4 perante o francês Manuel Guinard (263.º).
O jovem madeirense de 23 anos exibiu-se a um bom nível e, apesar do desfecho em duas partidas, teve a possibilidade de construir outro resultado — nomeadamente ao deixar escapar um set point na resposta quando liderava o primeiro parcial por 6-5.
“Tive um set point no primeiro e muitos break points ao longo do encontro, mas a verdade é que ele jogou sempre bem nesses momentos e isso cria uma pressão extra”, explicou Rodrigues na conferência de imprensa. “Faltou-me a confiança para saber que consigo segurar o meu serviço até ao fim e meter o pé no acelerador. Liderei com um break no início em ambos os sets, mas ainda não estou habituado a este nível, em que não é tão fácil de perder e recuperar breaks de vantagem como nos torneios ITF.”
O Oeiras Open 4 foi o primeiro torneio Challenger que Daniel Rodrigues disputou desde setembro de 2022 e o primeiro no qual registou uma vitória em terra batida. Por isso, o vice-campeão nacional absoluto de 2017 despediu-se do Jamor com uma abordagem positiva: “Há muito a retirar do nível que apresentei. Estou a jogar melhor e ainda tenho muito a aprender, por isso estes foram dois bons encontros. Agora vou voltar aos torneios ITF e nos próximos tempos quero jogar mais em terra batida, por isso vou ficar pela Europa, onde é mais fácil viajar de semana para semana.”
A derrota de Daniel Rodrigues deixou a representação portuguesa na variante de singulares deste torneio a cabo de três portugueses, todos com estreia agendada para a jornada de terça-feira.
Pedro Sousa (ex-número 99 mundial e atual 362.º), que definiu o Oeiras Open 4 como último torneio da carreira, iniciará a campanha não antes das 13 horas contra o qualifier norte-americano Ulises Blanch (354.º). Depois, Frederico Silva (215.º) desafiará o australiano Aleksandar Vukic (127.º), sexto pré-designado e campeão de um Challenger na Coreia do Sul no domingo. E a fechar a jornada João Domingues (460.º) também terá como primeiro adversário um jogador oriundo da fase de qualificação: o croata Nino Serdarusic, número 305 mundial e responsável pelo afastamento de Pedro Araújo no início do qualifying.