Damir Dzumhur bate Fabio Fognini e vence em São Petersburgo o primeiro título ATP do currículo
Aos 25 anos, Damir Dzumhur conquistou este domingo à tarde o seu primeiro título no circuito principal ATP World Tour. O bósnio, número 55 do ranking mundial, sagrou-se campeão do torneio ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia, e garantiu a entrada no top 50 da hierarquia pela primeira vez, num evento que contou com a presença do número um português João Sousa, eliminado nos oitavos de final.
Numa final de altos e baixos, Dzumhur ultrapassou o italiano Fabio Fognini, terceiro cabeça de série e 29.º da tabela classificativa ATP, pelos parciais de 3-6, 6-4 e 6-2, ao cabo de 1h53 de duração. O bósnio entrou nervoso no compromisso, com muitas manifestações de desagrado, mas acabou por se tornar superior perante Fognini, que foi atraiçoado por problemas físicos a partir do segundo set.
Com este título, Damir Dzumhur, que possuía no seu currículo apenas uma final ATP (Winston-Salem, em finais de agosto da presente temporada), deverá surgir esta segunda-feira no 40.º posto do ranking mundial, escalando 15 lugares para atingir a sua melhor classificação de sempre.
Já Fognini, à procura do seu sexto título da carreira e segundo em 2017, subirá apenas duas posições até ao 27.º posto da tabela, na qual já figurou no 13.º lugar.