Coronavírus: ITF anuncia novas medidas após desistências e cancelamentos

Por José Morgado - Março 4, 2020
masters-roma

A Federação Internacional de Ténis reagiu esta quarta-feira às consequências que o Coronavírus, ou Covid-19, já vai tendo no circuito de ténis, com vários torneios cancelados, adiados e alguns jogadores a desistirem de provas em países com muitos infetados por estarem com medo de contaminação.

“Estamos em contacto permanente com o ATP e WTA. A evolução do vírus continua a depender de país para país e o cenário é muito diverso, pelo que estamos a monitorizar de acordo com as situações. Se a situação evoluir e for necessário uma intervenção mais ativa da nossa parte, fá-lo-emos”, referiu a ITF, citada pelo site ‘UbiTennis’.

Para já, há uma série de medidas de prevenção a ter em conta:

— Não há qualquer tipo de restrições para jogadores que queiram competir em Itália;

— Quem desiste de torneios devido a medo de Covid-19 não será multado;

— As decisões sobre cancelamento e adiamento de torneios serão tomadas caso a caso.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt