CONFIRMADO. Federer vai voltar a jogar em terra batida em 2019

Por José Morgado - Janeiro 20, 2019
Tennis – Australian Open – First Round – Rod Laver Arena, Melbourne, Australia, January 14, 2019. Switzerland’s Roger Federer in action during the match against Uzbekistan’s Denis Istomin. REUTERS/Kim Kyung-Hoon – UP1EF1E0SSMSG

Está confirmado. Roger Federer, de 37 anos, vai voltar a competir este ano em terra batida, uma superfície que não pisa desde o Masters 1000 de Roma em maio de 2016. A confirmação foi dada pelo próprio este domingo, logo após ser eliminado por Stefanos Tsitsipas nos oitavos-de-final do Australian Open.

Federer tem optado nos últimos anos por não jogar em terra batida e não compete em Roland Garros desde 2015. O suíço já tinha deixado em aberto a hipótese de voltar a competir na superfície e agora confirmou essa intenção, faltando saber que eventos vai jogar…

“Tenho saudades de jogar em terra batida. Há dois anos estava com alguns problemas físicos e no ano passado decidi não ir. Este ano não vejo razão para falhar essa altura da temporada”, assegurou já durante a parte ‘francesa’ da sua conferência de imprensa.

Roger Federer foi campeão de Roland Garros em 2009 e finalista por mais quatro vezes — 2006, 2007, 2008 e 2011. O último título que ganhou em terra foi o ATP 250 de Istambul, em 2015.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt