Confira as vitórias mais marcantes de brasileiros na história do Rio Open

Por Marcela Linhares - Fevereiro 13, 2025
monteiro bellucci fonseca
Fotojump/Rio Open

Está chegando a 11ª edição do Rio Open, o maior torneio da América do Sul, evento que sempre conta com os grandes nomes do circuito profissional masculino. Um torneio que sempre tem muitas histórias e, claro, várias envolvendo os tenistas da casa.

Considerando a ordem cronológica dos eventos, não poderíamos começar sem lembrar do que aconteceu em 2016. Foi naquela edição que Thiago Monteiro tinha o desafio de enfrentar Jo-Wilfried Tsonga, um dos únicos integrantes do top 10 presentes, e o cearense… venceu! Monteiro anotou duplo 6-4 em cerca de 1h20 para garantir aquela que seria sua primeira vitória contra um dos dez melhores da ATP.

Na edição seguinte, em 2017, outra grande lembrança pra os brasileiros quando Thomaz Bellucci surpreendeu Kei Nishikori na primeira rodada! Foi o seu segundo maior triunfo da carreira dele em termos de ranking, depois que venceu Andy Murray em 2011 no Masters 1000 de Madrid. Bellucci encerrou a carreira com estas duas vitórias (em 20 jogos) contra integrantes do top 20.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.