Como funciona o ranking protegido que Rafael Nadal vai usar no regresso

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 3, 2023

Pode parecer estranho, mas Rafael Nadal é o número 663 do ranking ATP. O antigo líder da hierarquia masculina não compete há quase um ano, mas vai finalmente voltar logo no arranque de 2024, para disputar o ATP 250 de Brisbane. Ora, o maiorquino não vai, na verdade, jogar realmente com o ranking que tem agora, mas nós explicamos.

É que Rafa poderá fazer proveito do ranking protegido, um mecanismo existente para garantir que um tenista que esteve impedido de competir possa usar a classificação que tinha antes de parar. No caso de Nadal, a inscrição no Australian Open foi feita com a 9.ª posição, mas importa dizer que, mesmo assim, não será cabeça-de-série, devido às regras da utilização do ranking protegido.

Quer isso dizer que, por absurdo que possa parecer, podemos ter um duelo entre Nadal e Novak Djokovic logo a abrir o Australian Open 2024.

Nota para o facto de haver limites na utilização do ranking protegido. Das duas uma: ou o jogador gasta esse estatuto em 12 torneios e esgota essa possibilidade ou então tem 12 meses desde o seu primeiro torneio com esta classificação especial.

Leia também:

 

Se ainda não começaste a testar os teus conhecimentos e palpites sobre ténis na Betclic, está na hora de o fazeres. Inscreve-te aqui e aproveita o código ‘BOLAMARELA’ para condições únicas no teu registo: tens direito a 50€ sem risco na primeira aposta! Caso seja perdedora, a Betclic devolve o dinheiro. Não percas esta oportunidade!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt