Como a épica final de Barcelona foi decisiva para Nadal: «Significou muito para mim»
Rafael Nadal não tem problemas em afirmar que o título de Barcelona assumiu uma enorme importância. Foi a 12.ª vez que o atual número 2 do ranking ATP se sagrou campeão no torneio catalão mas, mais do que isso, serviu como uma enorme fonte de confiança para o resto da temporada. É que esse foi apenas o terceiro torneio da temporada do maiorquino, que só havia jogado no Australian Open e em Monte Carlo.
“A final contra Tsitsipas durou 3h40. Não joguei muitos encontros este ano e vinha de uma derrota em Monte Carlo. Trabalhei muito duro nestas últimas semanas e ganhar um torneio como o de Barcelona significa muito para mim. Se bem me lembro, é o meu 12.º título lá. Ganhar no terceiro torneio do ano é muito bom e fazê-lo como fiz na final é incrível. Foi importante para a minha confiança”, admitiu.
Além de considerar que o adiamento de Roland Garros só tem impacto pela diminuição das semanas entre Paris e Wimbledon, Nadal garante que, se não houvesse torneio em Madrid esta semana… estaria a jogar em qualquer outro lugar. Acima de tudo, sente que precisa de ter mais ténis nas pernas.
“Se o torneio se jogasse noutro sítio, possivelmente também estava a competir esta semana. Tenho poucos torneios esta temporada. Este vai ser o quarto e o meu calendário é claro. Se não houver contratempos, vou jogar aqui, em Roma e em Paris. Não há que dar voltas. É o momento de dar tudo e o melhor de mim nestes três meses em terra batida. Espero estar pronto”, rematou.