Clara Burel e Leyre Romero Gormaz discutem título do Lisboa Belém Open

Por Tomás Almeida - October 17, 2026

Clara Burel e Leyre Romero Gormaz vão discutir este domingo o título de singulares da edição mais importante do Lisboa Belém Open, que este ano foi promovido pela primeira vez à categoria WTA 125 e que está a ser disputado no Club Internacional de Foot-ball (CIF) com organização conjunta da Federação Portuguesa de Ténis e da MP Ténis.

A tenista francesa e ex-top 50 mundial, que passou a temporada de 2025 quase em branco devido a problemas físicos (principal calcanhar de aquiles de Burel) e que está agora à procura de voltar aos mais altos patamares da modalidade, deu seguimento à excelente forma demonstrada no início da semana e venceu uma vez mais em sets diretos, ao derrotar, desta vez, a primeira cabeça-de-série e única top 100 presente em prova Jessica Bouzas Maneiro (99.ª) por duplo 6-4 em apenas 1h26.

Burel (atual 214.ª) ainda não cedeu qualquer partida no torneio lisboeta e garantiu o passaporte para a sua quarta final em 2026, segunda a este nível depois de ter vencido há um mês em Valência.

A jogadora natural de Rennes arrancou a presente temporada no final do mês de abril, numa altura em que estava a zeros no que diz respeito ao ranking (jogou apenas um torneio em 2025!). Entretanto, venceu uma prova W35, alcançou a final num W50 e já esta virtualmente na 177.ª posição da hierarquia WTA, sendo que se conquistar o titulo em Lisboa garante uma subida de mais 21 lugares.

Esta será a terceira final WTA 125 para a atleta de 25 anos, que, se tomar o mesmo o rumo das duas anteriores (Angers 2023 e Valência 2026), aproxima-se do top 150 mundial e ganha ainda mais confiança para a reta final do ano.

Do outro lado de rede, estará uma atleta que procura vencer apenas pela segunda vez um torneio do circuito internacional a título individual. Leyre Romero Gormaz (atual 139.ª) não tem um currículo tão vasto como a sua adversária deste domingo no CIF, mas está a mostrar enorme competência e solidez de jogo.

Depois de arrasar a ex-top 40 e terceira pré-designada Fiona Ferro no embate relativo aos quartos de final, a tenista espanhola de 24 aplicou a mesma receita na ‘meia’ desta sexta-feira e superou a húngara Dalma Galfi (152.ª) por 6-2 e 6-3 para marcar presença na final do Lisboa Belém Open.

Será a sua quarta final WTA 125, onde apresenta o registo de uma vitória (Foggia 2026) e duas derrotas (Antália 2025).

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.