This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Chuva não trava ambição portuguesa no Open de Vila Real de Santo António
Três dos tenistas que foram peças-chave nos recentes sucessos da Escola de Ténis da Maia, campeã nacional de clubes da I Divisão em 2024 e 2025, estão a competir no 7.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio integrado no ITF World Tennis Tour (categoria M25).
O mais jovem é João Dinis da Silva, de 18 anos, que iniciou da melhor forma a fase de qualificação, vencendo de forma expressiva o espanhol Víctor Mora Muñoz por 6-0 e 6-1. O maiato vai agora defrontar o quarto cabeça de série do qualifying, o indiano Rohan Mehra. Guilherme Valdoleiros, de 26 anos, tenta repetir o apuramento conseguido em 2024, mas o seu encontro da primeira ronda, frente ao espanhol Cristian Kouchnarev, foi adiado devido à chuva.
O mais conceituado do trio é Francisco Rocha, também de 26 anos, que entrou diretamente no quadro principal e só competirá na terça-feira. Vice-campeão nacional absoluto, Rocha chegou no ano passado aos oitavos de final em singulares e às meias-finais em pares. Tem sido um pilar da equipa da Maia nos cinco títulos consecutivos conquistados, sob a liderança do treinador João Maio, juntamente com nomes como Nuno Borges e Henrique Rocha.
Apesar de a Federação Portuguesa de Ténis ter reservado um wild card para Francisco Rocha, este acabou por não ser necessário, tal como aconteceu com Tiago Cação e Tomás Luís. Os convites da FPT foram atribuídos a João Domingues, João Graça e Hugo Maia, com Domingues a juntar-se a Gastão Elias no quadro principal.
No qualifying, além de João Dinis da Silva, avançaram Francisco Faria, Dino Molokova Ferreira e Tomás Vilaça, todos com vitórias sólidas. Vários encontros ficaram por concluir devido à chuva, incluindo os de Martim Couto, Guilherme Valdoleiros e Gonçalo Marques.
O torneio termina a 15 de fevereiro, distribui 30 mil dólares em prémios e é organizado pelo CTVRSA em parceria com a FPT e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal
