Chung vê luz ao fundo do túnel e volta a uma meia-final… quase cinco anos e meio depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 3, 2025

Hyeon Chung tem motivos para sorrir dentro do court pela primeira vez em muito tempo. O sul-coreano de 28 anos, que conquistou a edição inaugural das Next Gen ATP Finals em 2017 antes de alcançar as meias-finais do Australian Open logo na época seguinte, chegou às suas primeiras meias-finais em qualquer patamar desde… julho de 2019, interrompendo um jejum de quase cinco anos e meio!

Com uma grave lesão nas costas a apagá-lo do mapa tenístico, Chung tem feito várias tentativas para reativar a carreira e agora vê uma luz ao fundo do túnel. Depois de cair à primeira em dois torneios M15 em Bali, o antigo top 20 carimbou o acesso às meias-finais de um M25 também na Indonésia, somando um triunfo de excelente nível, ao bater o francês Antoine Escoffier (207.º), por 6-2 e 6-2.

Chung, que agora ocupa o 1.104.º posto do ranking ATP, não alcançava as meias-finais de uma prova de qualquer nível desde que conquistou o Challenger de Chengdu, na China, em julho de 2019, sendo que a nível ATP é preciso ir até abril de 2018 para descobrir essa última ‘meia’, então em Munique.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt