CHOQUE: Djokovic eliminado por jovem lucky loser na 3.ª ronda de Indian Wells

Por José Morgado - Março 12, 2024

Novak Djokovic, número um do Mundo, foi surpreendido esta segunda-feira ao final da noite pelo lucky loser italiano Luca Nardi, de 20 anos, na terceira ronda do ATP Masters 1000 de Indian Wells. É uma das maiores surpresas dos últimos largos meses no circuito profissional de ténis e a primeira vez que o sérvio perde diante de um lucky loser num torneio ATP Masters 1000. Curiosamente, a última vez que havia perdido diante de um lucky loser num torneio de outra dimensão havia sido frente a outro italiano, Lorenzo Sonego, nos quartos-de-final do ATP 500 de Viena, em 2020.

O sérvio de 36 anos apareceu apático e muitos furos abaixo do seu nível habitual, acabando por não conseguir resistir a Nardi, número 123 do Mundo e que se apresentou um nível altíssimo, por 6-4, 3-6 e 6-3, num duelo que se prolongou por 2h22 e no qual o talentoso transalpino confirmou todo o talento que lhe é apontado, confirmando a pujança do ténis italiano nesta altura…

Aliás, os portugueses puderam testemunhar de perto o talento de Nardi em 2023, quando jovem italiano venceu o Porto Open, no Monte Aventino, derrotando João Sousa na final. Para o italiano, esta foi apenas a sua segunda vitória da carreira (!) sobre um top 50. Vai agora defrontar Tommy Paul (17.º) nos oitavos-de-final.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt