Challenger de Medellín: Alves e Ribeiro avançam; Sakamoto cai na estreia

Por Marcela Linhares - Junho 27, 2023
eduardo ribeiro challenger
Luiz Candido/CBT

Nesta semana está rolando o Challenger de Medellín, torneio colombiano que é disputado no saibro. Nesta terça-feira (27), o evento vai contar com a presença de sete brasileiros entrando em quadra.

Enfrentando Felipe Santamaria, tenista da casa que recebeu convite da organização, Mateus Alves quebrou a sequência de quatro derrotas consecutivas e, anotando duplo 6-4, garantiu vaga nas oitavas de final.

Após conquistar uma quebra no quinto game e outra no sétimo, o brasileiro só foi perder o game de saque enquanto servia para fechar a parcial em 5-2. Sem mais brechas, Alves novamente serviu para liquidar a parcial e, sem perder pontos, marcou 6-4 em 39 minutos.

No segundo set, uma única quebra foi suficiente para Mateus sacar para o jogo na sequência em 5-4. Sem perder oportunidades dessa vez, fechou em 6-4 e encerrou a partida em 1h36.

Outro brasileiro a avançar foi Eduardo Ribeiro após vencer o australiano Tristan Schoolkate, oitavo cabeça de chave, por 6-2 e 7-6.

Alcançando 85% dos pontos vencidos com o primeiro serviço no primeiro set, Eduardo não deu chances em seus games de saque. Vencendo os últimos quatro games, anotou 6-2.

Após uma quebra para cada na segunda parcial, a definição veio no tie-break. Novamente, o brasileiro não cedeu chances no serviço e, conquistando dois mini breaks, anotou 7 a 4 no game decisivo e liquidou a partida.

Quem vinha de boa fase é Pedro Sakamoto quando alcançou a semifinal do Challenger de Cáli, também disputado na Colômbia, na semana passada. Enfrentando Jorge Brian Panta, o brasileiro foi superado pelo peruano na estreia com parciais de 6-4 e 6-2 em jogo que contou com baixo desempenho no serviço de Sakamoto e cinco duplas faltas.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.