CENTENÁRIO. Federer conquista no Dubai o 100.º título da carreira

Por José Morgado - Março 2, 2019
federer

Roger Federer, ídolo de milhões e para muitos o melhore jogador de ténis de todos os tempos, escreveu este sábado mais uma memorável página da história na sua carreira, ao conquistar o seu 100.º título de singulares no principal circuito profissional da modalidade. Mais de 18 anos depois do primeiro troféu, em Milão 2001, o suíço torna-se no segundo jogador da história a ganhar 100 troféus individuais, depois de Jimmy Connors, que continua a ser o recordista, com 109.

Para alcançar mais essa relevante proeza na sua carreira, Federer, de 37 anos, conquistou este sábado um oitavo título da carreirano ATP 500 do Dubai, onde já era o maior campeão da história. Na final, derrotou Stefanos Tsitsipas, por 6-4 e 6-4, em 1h10. Com uma exibição absolutamente perfeita no capítulo do serviço, Federer meteu quase 80 por cento de primeiros serviços dentro e, claro, nunca foi quebrado.

O menino grego de 20 anos, que sempre o idolatrou, havia sido o único jogador a derrotar o helvético em 2019, nos oitavos-de-final do Australian Open, onde Federer até defendia o título. O encontro foi encarado como uma espécie de render da guarda no ténis mundial, mas o suíço não quis perder a chance de se desforrar.

Com este resultado, Federer salta do sétimo para o quarto posto do ranking mundial, recuperando o terreno perdido nos primeiros meses do ano. Tsitsipas, já se sabia, vai entrar no top 10 pela primeira vez, aos 20 anos e seis meses. E desconfiamos que ambos vão travar mais alguns duelos este ano…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1101880452644786176

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt