Cazaquistão 1-0 Portugal: João Sousa não resiste a Bublik e aos seus 25 ases
João Sousa, número um português e 39.º mundial, deixou escapar a vantagem agarrada no início do embate, e Portugal entra na eliminatória a perder contra o Cazaquistão, que se realiza em Astana, referente à fase de qualificação do Grupo Mundial da Taça Davis 2019. O vimaranense de 29 anos cedeu diante do número dois cazaque, Alexander Bublik, 171.º ATP, pelos parciais de 7-6(1) e 4-6 e 4-6, num encontro encontro em que o jovem jogador de 21 anos alinhou 25 ases.
Este era um ponto importante sobre uma selação que venceu dez dos últimos onze encontros em casa. Cabe, agora, a Pedro Sousa, número dois português, entrar em court e tentar empatar a eliminatório frente ao melhor jogador cazaque da atualidade, Mikhail Kukushkin, 55.º do ranking mundial. Este é o segundo e último confronto do dia, com todas as decisões, independentemente do resultado, a passaram para a jornada de amanhã.
Pela terceira vez na história do ténis nacional, depois de 1994 e 2017, Portugal vai tentar aceder ao Grupo Mundial e, de acordo com o novo formato da prova, garantir um lugar entre as 18 nações que vão disputar a Final da Taça Davis, entre os dias 18 e 24 de novembro, em Madrid.