Cazaque banida do ténis para sempre por viciação de resultados

Por José Morgado - Dezembro 3, 2021
khabi

Considerada culpada de vários crimes, a já retirada uzbeque Albina Khabibulina foi banida do ténis até ao final da sua vida. A tenista de 29 anos, que não competia desde setembro de 2019, violou várias regras do Programa Anticorrupção de Ténis (TACP).

O anúncio foi feito na quinta-feira pela Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA). “A sanção significa que a Sra. Khabibulina está permanentemente proibida de jogar ou participar em  qualquer evento de ténis autorizado ou tutelado por qualquer órgão regulador internacional do ténis ou associação nacional”, pode ler-se no comunicado da ITIA.

Khabibulina teve como melhor marca no ranking WTA a 492ª posição, alcançada em julho de 2011. Dois anos antes, a uzbeque conquistou o seu único título no profissional, o ITF 10 mil de Shymkent. A sua suspensão teve início no dia 21 de novembro de 2021 e tem 20 dias úteis para recorrer ao TAS.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com