Carreño volta a perder e Del Potro já só depende de si para ir a Londres

Por admin - Outubro 26, 2017

As ATP Finals de Londres estão cada vez mais próximas e a qualificação o evento de elite do circuito masculino, que se volta a disputar na O2 Arena, continua verdadeiramente ao rubro. Com seis dos oito lugares já fechados – para Rafa Nadal, Roger Federer, Alexander Zverev, Dominic Thiem, Grigor Dimitrov e Marin Cilic – são os dois lugares que sobram que estão a obrigar muitos jogadores a fazer contas.

Ora, esta quinta-feira, o espanhol Pablo Carreño Busta, oitavo dessa corrida para Londres, foi eliminado na segunda ronda do ATP 500 de Viena, ao cair diante do argentino Diego Schwartzman, por 5-7, 6-1 e 6-1. Com este resultado, que não entra para os 17 melhores torneios de Carreño em 2017, o espanhol sai da Áustria sem pontos adicionais para a sua Race e abre a porta a que, quem vem de detrás, possa aproximar-se ou até ultrapassá-lo.

Com Kevin Anderson e Sam Querrey a terem feito ainda pior do que Carreño em Viena – perderam na primeira ronda – abrem-se as chances para Juan Martín Del Potro e Jo-Wilfried Tsonga. O argentino superou Julien Benneteau por 6-4 e 6-4, rumo aos quartos-de-final em Basileia, ao passo que o francês derrotou Damir Dzumhur por 6-7(5), 7-6(9) e 6-1, salvando um match justify, e está no top 8 em Viena.

Em caso de título, Del Potro ultrapassará Carreño Busta na ATP Race, pelo que a partir de agora só depende de si para ir a Londres. Tsonga, por seu turno, pode colocar-se a menos de 150 pontos antes do Masters 1000 de Paris, onde habitualmente brilha.

As contas à entrada dos quartos-de-final de Basileia e Viena:

7.º David Goffin, 2795 (nos quartos-de-final de Basileia)
8.º Pablo Carreño Busta, 2615 (eliminado em Viena)
9.º Sam Querrey, 2525 (eliminado em Viena)
10.º Kevin Anderson, 2470 (eliminado em Viena)
11.º Juan Martín Del Potro, 2205 (nos ‘quartos’ em Basileia)
12.º Jo-Wilfried Tsonga, 2100 (nos ‘quartos’ em Viena)