Carreño Busta conquista em Tenerife o seu primeiro Challenger em quase 10 anos

Por José Morgado - Fevereiro 9, 2025
carreno

Pablo Carreño Busta, de 34 anos, viveu este domingo um momento muito importante num período da sua carreira que tem sido muito difícil (muitas lesões e desaparecimento do ranking entre 2023 e 2024), ao conquistar o título do Challenger de Tenerife, nas Canárias. Este é o 12.º título Challenger de Carreño Busta na sua carreira, primeiro desde 2015, há quase 10 anos. Desde então para cá, o tenista de Gijón venceu sete títulos ATP (incluindo o Masters 1000 do Canadá em 2022, o seu último) e chegou a duas meias-finais do US Open.

Na final de Tenerife, o antigo top 10 mundial, atual 149.º do ranking mundial, superou facilmente o compatriota Alejandro Moro Cañas, 164.º e carrasco do português Henrique Rocha nas meias-finais da véspera, por 6-3 e 6-2, em pouco mais de uma hora.

O ex-top 10 mundial vai reaproximar-se do top 100 mundial e continuará a competir em Tenerife para mais um Challenger na próxima semana.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com