Carlos Ramos explicou em conferência de imprensa por que razão não desqualificou Bergs

Por José Morgado - Fevereiro 3, 2025
CarlosRamos

O final da eliminatória da Taça Davis entre Bélgica e Chile ficou marcado este domingo por uma enorme controvérsia. Com os belgas a vencerem por 2-1, Zizou Bergs fez o break a Cristian Garín para ficar a servir para o encontro e para a eliminatória a 6-5 no terceiro set, só que quando festejava a conquista do ponto foi contra Garín, que caiu ‘redondo’ no chão. De olho inchado, o chileno pediu a desqualificação de Bergs, mas o desejo não lhe foi concedido e Garin recusou-se a continuar a jogar. Resultado? Um jogo de penalização e a derrotar quer no encontro, quer na eliminatória.

Não é habitual, mas Carlos Ramos, juiz árbitro da eliminatória (está retirado da ‘cadeira’ desde abril de 2023 mas continua a trabalhar como Supervisor e Juiz Árbitro durante algumas semanas do ano) deu uma conferência de imprensa onde justificou a sua decisão, entretanto criticada pela Federação chilena. “Considerei que foi um acidente infeliz causado por um jogador que não teve qualquer intenção. Não houve nada que acontecesse durante o encontro que pudesse indicar que aquilo que aconteceu não foi um acidente.”

Federação chilena atira-se ao médico da eliminatória… e ao português Carlos Ramos

Leia também:

SURREAL: Bergs derruba Garín enquanto festeja, chileno recusa-se a continuar e Chile acaba eliminado da Davis

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com