Carballes soma reviravolta inacreditável em mais de três horas e choca Berrettini em Florença

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 12, 2022

Surpresa, surpresa! Matteo Berrettini jogava em casa e alimentava as esperanças do público italiano no ATP 250 de Florença, ao mesmo tempo que tentava alimentar as suas próprias esperanças de apuramento para as ATP Finals. Pois bem, Roberto Carballes Baena tinha outros planos e somou um triunfo monumental para deixar o número 16 do ranking ATP em choque.

O 80.º do ranking ATP alcançou uma das maiores vitórias da carreira, festejando com os parciais 5-7, 7-6(5) e 7-5, ao cabo de intensas 3h19. O mais incrível é o facto de Berrettini ter fugido no terceiro set para ficar com uma vantagem de 5-2, aparentemente confortável. Nada mais errado. Carballes ainda tinha um truque na manga e deu a volta ao texto, concluindo o encontro com cinco jogos consecutivos.

A chave esteve no aproveitamento de pontos de break, já que o espanhol capitalizou nas cinco oportunidades de que dispôs, ao passo que salvou nove em 14 (!) de Berrettini. Certo é que o italiano fica por terra, enquanto Carballes Baena se apura pela primeira vez na carreira para os quartos-de-final de um torneio ATP em hard court. Segue-se um duelo com Mikael Ymer.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt