This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Campeão de Grand Slam suspenso até junho de 2026

Em dezembro, o tenista, de 27 anos, tinha-se retirado voluntariamente do circuito ATP, referindo estar “devastado” e garantiu que nunca teve a intenção de infringir as regras antidopagem.
“Quando recebi registos médicos que mostram que a quantidade de líquido intravenoso que recebi foi superior a 100 ml, eu estava totalmente convencido de que fiz tudo o que podia para garantir que estivesse em conformidade com as regras e regulamentos da AMA”, justificou em dezembro o tenista.
O tenista terá recebido infusões intravenosas de vitaminas de mais de 500 ml nos dias 16 e 20 de dezembro de 2023 e quando o limite estabelecido pelo Código Mundial Antidopagem é de 100 ml num período de 12 horas.
Segundo a ITIA, a cooperação permite a redução da suspensão em 25%, devendo o tenista estar fora dos ‘courts’ até 11 de junho de 2026, com a perda dos resultados e conquistas que teve entre 16 de dezembro de 2023 e 03 de fevereiro de 2024.
O caso de Purcell é o mais recente escândalo de doping no mundo do ténis, depois de a antiga líder mundial Iga Swiatek, que, entretanto, retomou a competição, ter aceitado no último ano um mês de suspensão, depois de um controlo positivo a melatonina, um suplemento regulamentado no país de origem da atleta, a Polónia.
Em masculinos, o italiano Jannik Sinner está fora dos ‘courts’ por três meses, suspensão que acatou, depois de um controlo positivo em fevereiro, e deverá regressar já em maio.
O tenista acusou, em março de 2024, em duas ocasiões, vestígios de clostebol, um produto anabolizante.
- Categorias:
- ATP World Tour