Bruno Soares: «O ténis vai ser das últimas modalidades a voltar»

Por José Morgado - Abril 1, 2020
bruno-soares

Bruno Soares, um dos melhores jogadores de pares do Mundo e membro do Conselho de Jogadores do ATP, falou esta terça-feira em declarações à ‘ESPN’ sobre a situação atual do ténis, do desporto e do Mundo, sem grandes esperanças de que a sua modalidade volte ao normal nos próximos tempos.

“Este ano está a ser uma verdadeira loucura. Tivemos um problema enorme na Austrália, com a questão dos incêndios florestais. E agora estamos num momento ainda pior. O ténis é um dos piores desportos numa situação como esta, porque é uma modalidade completamente globalizada. O Brasileirão de futebol ou a NBA podem recomeçar se o vírus for controlado nesses países específicos. Mas no ténis as coisas são diferentes. Joga-se em todo o Mundo e por atletas de todo o Mundo. É preciso que o vírus esteja controlado em todo o Mundo para o ténis voltar a andar, pelo que o nosso desporto será sempre dos últimos a voltar”, confessou o ex-número dois mundial e múltiplo campeão de Grand Slams.

Soares pediu ainda alguma prudência antes de cancelar torneios demasiado cedo. “Não acho que se devam cancelar agora torneios que são em outubro. Por mais que haja a noção de que podemos não voltar a jogar este ano, não faz sentido tomar essas decisões agora. Vamos ver como as coisas correm. Mas isto é um circuito e pudermos voltar em setembro ou outubro não fará sentido desaproveitar os meses todos até ao final do ano, que poderão ser aproveitados para torneios”.

O brasileiro falou ainda do congelamento dos rankings. “O ATP tem cinco ou seis opções e estamos a estudar qual a melhor opção. Ainda não há nenhuma decisão mas para já o melhor é congelar porque não se está a jogar. Ninguém joga. Vai sempre haver alguém que não vai gostar, mas vemos de ver o que será mais justo para mais pessoas. Temos de pensar em todos os jogadores e todas as categorias de torneios”.

 

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.