Bonzi e Griekspoor disputem em Pune a primeira final ATP de ambos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 6, 2023

É já na primeira semana do ano que o circuito ATP irá conhecer um campeão estreante. É que Tallon Griekspoor e Benjamin Bonzi venceram os respetivos compromissos das meias-finais no ATP 250 de Pune, garantindo essa final inédita nas carreiras de ambos.

O primeiro a carimbar o passaporte para o encontro decisivo foi Griekspoor, número 95 do ranking ATP. O neerlandês saiu por cima de um primeiro set apertado com Aslan Karatsev (59.º) para depois disparar no marcador e assinar o triunfo com os parciais 7-6(4) e 6-1, em menos de uma hora e meia. Agora, o dono de 11 títulos Challenger — oito em 2021 — persegue o primeiro troféu ao mais alto nível.

Depois foi a vez de Bonzi se mostrar mais forte do que Botic van de Zandschulp, 35.º ATP e segundo cabeça-de-série. O francês resistiu com os parciais 7-6(5), 6-7(5) e 6-1, sendo que teve um break de vantagem em todos os sets, mas só no terceiro fugiu mesmo do neerlandês. Também ele tem um percurso notável no circuito Challenger, com oito títulos, mas agora tenta o primeiro título, que dará a entrada no top 40 e o estatuto de melhor francês.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt