Blake recorda o ano de 2005 e o que pensou de um tal… Rafa Nadal: «Mas quem é este miúdo»

Por Nuno Chaves - Agosto 15, 2019
Finale Roland Garros 2005 Nadal vainqueur contre Puerta

Em 2005, Rafa Nadal era um jovem de 19 anos que se começava a mostrar ao mundo. O seu momento mais alto foi a conquista de Roland Garros e toda a sua garra, agressividade e consistência deixaram os adversários… surpreendidos.

James Blake, antigo top 10 mundial, recordou o título de Nadal no Canadá, naquele que foi o seu primeiro em hard court após bater um tal de… Andre Agassi. “Lembro-me muito bem porque joguei com o Rafa uns meses depois e liguei ao Andre a pedir-lhe informações”, afirmou ao Tennis Channel.

“Não sei… estive grande parte fora da competição em 2004, altura em que o Rafa começou a aparecer e disse: ‘Quem é este miúdo? O Agassi vai obviamente bater este miúdo’. Ele tinha 19 anos e mal sabia eu que ia ser um dos melhores de todos os tempos”, recordou o norte-americano.

Blake também falou da desistência de Nadal em Cincinnati. “Ele não jogou mas vimos em Montreal o seu melhor, vimos uma grande semana de ténis em hard courts. O seu joelho está bom, ele está pronto para o US Open, ele já jogou encontros suficientes na sua carreira, acho que não precisa de mais. Tenho pena dos adeptos em Cincinnati mas acho que a melhor ideia para ele estar bem no US Open é estar em qualquer lado menos em Cincinnati”, concluiu.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.