Bia Haddad vence duelo apertado contra Bouzkova e supera estreia em Eastbourne
De virada, Bia Haddad, número 13 do mundo, bateu Marie Bouzkova (32ª), superou a estreia no WTA 500 de Eastbourne, na Inglaterra, e venceu a primeira na temporada 2023 na grama. A cabeça de chave 8 anotou 3-6, 6-3 e 7-6(3), em 2h38, nesta terça-feira (27). Este foi o terceiro confronto entre elas, e a terceira vitória da brasileira após perder o primeiro set.
Uma quebra no primeiro set foi decisiva a favor de Bouzkova. Os únicos break points oportunizados foram no quarto game, quando Bia Haddad sofreu uma quebra de 0-40. A tcheca manteve o seu alto aproveitamento no serviço, sem dar muitas chances à brasileira, e anotou 6-3, em apenas 36 minutos.
Bouzkova começou a segunda parcial com uma nova quebra e abriu 2-0, mas Bia Haddad venceu os quatro games seguintes para voltar para o jogo. Diferente do primeiro set, o segundo teve muita inconsistência no serviço, com cinco quebras no total e três seguidas, mas, servindo para fechar em 5-3, a brasileira confirmou de 40-0 e igualou o placar: 6-3, em 51 minutos.
No terceiro set, as duas voltaram a ter muita consistência no serviço. Foram apenas dois break points oportunizados, ambos no serviço da brasileira, que conseguiu salvar. No penúltimo game, Bia Haddad chegou a ter 0-30 no saque da rival, mas Bouzkova se impôs e a decisão foi para o tie-break.
Depois de ter passado o set inteiro sem fazer muito na devolução, Bia Haddad venceu 3/5 pontos no saque de Bouzkova no tie-break e só perdeu um no seu, se impondo para fazer 7-6(3) e assegurar vaga à próxima fase.
Após uma grande temporada de grama em 2022, a brasileira caiu na estreia em Nottingham e ficou de fora de Birmingham por questões físicas. Semifinalista em Eastbourne no ano passado, nas oitavas de final, Bia Haddad encara a vencedora do duelo entre Petra Martic (30ª) e Katie Boulter (88ª).