Bia Haddad vence duelo apertado contra Bouzkova e supera estreia em Eastbourne

Por Bruno da Silva - Junho 27, 2023
bia haddad eliminação
Philippe Montigny/FFT

De virada, Bia Haddad, número 13 do mundo, bateu Marie Bouzkova (32ª), superou a estreia no WTA 500 de Eastbourne, na Inglaterra, e venceu a primeira na temporada 2023 na grama. A cabeça de chave 8 anotou 3-6, 6-3 e 7-6(3), em 2h38, nesta terça-feira (27). Este foi o terceiro confronto entre elas, e a terceira vitória da brasileira após perder o primeiro set.

Uma quebra no primeiro set foi decisiva a favor de Bouzkova. Os únicos break points oportunizados foram no quarto game, quando Bia Haddad sofreu uma quebra de 0-40. A tcheca manteve o seu alto aproveitamento no serviço, sem dar muitas chances à brasileira, e anotou 6-3, em apenas 36 minutos.

Bouzkova começou a segunda parcial com uma nova quebra e abriu 2-0, mas Bia Haddad venceu os quatro games seguintes para voltar para o jogo. Diferente do primeiro set, o segundo teve muita inconsistência no serviço, com cinco quebras no total e três seguidas, mas, servindo para fechar em 5-3, a brasileira confirmou de 40-0 e igualou o placar: 6-3, em 51 minutos.

No terceiro set, as duas voltaram a ter muita consistência no serviço. Foram apenas dois break points oportunizados, ambos no serviço da brasileira, que conseguiu salvar. No penúltimo game, Bia Haddad chegou a ter 0-30 no saque da rival, mas Bouzkova se impôs e a decisão foi para o tie-break.

Depois de ter passado o set inteiro sem fazer muito na devolução, Bia Haddad venceu 3/5 pontos no saque de Bouzkova no tie-break e só perdeu um no seu, se impondo para fazer 7-6(3) e assegurar vaga à próxima fase.

Após uma grande temporada de grama em 2022, a brasileira caiu na estreia em Nottingham e ficou de fora de Birmingham por questões físicas. Semifinalista em Eastbourne no ano passado, nas oitavas de final, Bia Haddad encara a vencedora do duelo entre Petra Martic (30ª) e Katie Boulter (88ª).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.