Bia Haddad Maia vence e Brasil sai na frente contra Alemanha na BJK Cup

Por Marcela Linhares - Abril 14, 2023
Bia Haddad Maia
@andregemmer @greenfilmes_597

Em partida marcada como o primeiro jogo da disputa entre Brasil e Alemanha na Billie Jean King Cup, Bia Haddad Maia venceu Anna-Lena Friedsam de virada com parciais de 3-6, 6-4 e 6-3 em 2h25. O confronto está sendo disputado na Arena Porsche em Stuttgart, Alemanha, e vale vaga na fase final do torneio que será disputada em novembro.

Friedsam começou o jogo mais firme vencendo 12 dos 15 pontos disputados e abriu 3-0 em rápidos nove minutos. Bia chegou a devolver a quebra com um belo voleio no sétimo game, mas cedeu outra oportunidade na sequência e viu sua adversária ter a oportunidade de sacar pro set. Na primeira oportunidade, a alemã fechou a parcial em 6-3.

Apesar de ambas terminarem a parcial perdendo apenas dois pontos com o segundo serviço, Bia colocou bem menos primeiro serviço em quadra do que a tenista da casa e venceu apenas 42% com esse saque enquanto Friedsam anotou 71%. Em relação a erros não forçados, a brasileira cometeu 17 contra oito.

No segundo set, o cenário começou diferente. Depois de confirmar o primeiro game de saque, Bia ameaçou Friedsam desde o início e foi conseguir uma quebra no quarto game. A brasileira chegou a abrir 4-1, mas viu a alemã se recuperar devolvendo a quebra no sétimo game. Salvando três break points na sequência, a tenista alemã confirmou o serviço e empatou a parcial em 4-4. Aproveitando mais uma oportunidade no último game, Bia fechou em 6-4 e forçou definição para o terceiro set.

Seguindo o embalo, a brasileira venceu 16 dos primeiros 19 pontos e abriu 4-0 no set final. Sem conseguir sustentar a grande vantagem, Bia viu a adversária reagir e sacar para tentar empatar a parcial. Muito resiliente, a brasileira conquistou uma winner de devolução e conseguiu mais uma oportunidade para ficar na frente com 5-3. Sacando pro jogo, Bia confirmou o saque e liquidou a partida com ace em 2h24.

Programação de sábado:

9h – Tatjana Maria vs Beatriz Haddad Maia

A seguir – Anna-Lena Friedsam vs Laura Pigossi

A seguir – Jule Niemeier/Laura Siegmund vs Beatriz Haddad Maia/Luisa Stefani

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.