Berrettini faz história ao defender o título no Queen’s Club

Por José Morgado - Junho 19, 2022

Matteo Berrettini, de 26 anos, fez história este domingo no Queen’s Club, em Londres, ao tornar-se no primeiro jogador da história a vencer este emblemático torneio nas suas duas primeiras participações. Berrettini é o oitavo tenista de sempre a ganhar esta prova dois anos seguidos — todos os outros sete foram líderes do ranking ATP.

Na final, o atual número 10 do Mundo, finalista de Wimbledon em 2021, derrotou o sérvio Filip Krajinovic, 48.º ATP e em busca do seu primeiro título da carreira no principal circuito, por 7-5 e 6-4, num encontro em que foi sempre melhor, especialmente nos momentos importantes. É o sétimo título da carreira de Berrettini, quarto em relva e segundo (consecutivo) em 2022, depois de até ter estado três meses parado e de ter falhado toda a temporada de terra batida com uma lesão na mão direita.

Berrettini soma agora 9 vitórias seguidas em relva em 2022, ganhou 20 dos últimos 21 encontros que jogou na superfície e… 32 dos últimos 35.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1538525969966845954

Apesar do título, Berrettini vai sair do top 10 porque foi ultrapassado pelo polaco Hubert Hurkacz, campeão em Halle.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt