Beloura: quadro principal com quatro portugueses no regresso dos ITF masculinos ao nosso país

Por José Morgado - Setembro 7, 2020
Gastão-Elias
FOTO FPT

Arranca esta terça-feira o quadro principal do ITF M15 de Sintra, na Beloura Tennis Academy, que marca o regresso do circuito internacional masculino ao nosso país mais de seis meses depois. A prova conta com a presença de quatro tenistas portugueses: Tiago Cação entrou diretamente e Nuno Borges, João Monteiro e Gastão Elias receberam convites da organização.

Cação (546.º ATP) defronta o qualifier francês Benjamin Pietri (782.º) na quarta-feira, Elias (531.º) defronta o suíço Antoine Bellier (543.º) esta terça-feira, Monteiro (932.º) defronta esta terça o argentino Fermin Tenti (577.º) e o campeão nacional Nuno Borges (598.º) encara o britânico Ryan Peniston (394.º) na quarta.

Entretanto, nenhum dos portugueses conseguiu sair do qualifying, ainda que Pedro Araújo e Tiago Torres tenham ficado a apenas uma ronda. O quadro de pares também tem muitos ‘lusos’: Tiago Cação/João Monteiro, Francisco Cabral/Nuno Borges, Luís Faria/Afonso Salgado e ainda Gonçalo Falcão, ao lado do argentino Matias Descotte.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt