Barty vence Pliskova em enorme final de Wimbledon e conquista segundo Grand Slam da carreira

Por Nuno Chaves - Julho 10, 2021
Foto: EPA

Ashleigh Barty, número um mundial, viveu este sábado um dos momentos mais importantes da carreira, ao conquistar o seu segundo título do Grand Slam da carreira.

Depois de Roland Garros em 2019, a tenista australiana venceu agora em Wimbledon depois de ter sido implacável na final frente a Karolina Pliskova, especialmente no primeiro set.

Num encontro que se prolongou durante 1h55 minutos, Barty triunfou com os parciais de 6-3, 6-7(4) e 6-2 num duelo no qual conquistou os primeiros… 14 pontos.

A jogadora de 25 anos chegou a estar a vencer o primeiro set por 4-0 e 5-1, ainda permitiu uma ligeira recuperação de Pliskova para 5-3, no entanto, a sua superioridade ficou mesmo confirmada.

No segundo parcial as coisas foram bastante mais equilibradas e já com as duas jogadoras a atuarem a um nível bem mais semelhante: Barty começou novamente melhor, chegou ao 3-1, no entanto, a checa conseguiu recuperar o break de desvantagem. O set prosseguiu, até que aos 5-5, depois de Pliskova ter tido um 40-0 no seu jogo de serviço, acabou… quebrada.

Quando todos esperavam que fosse fechar o encontro, a australiana vacilou no momento da verdade e o duelo seguiu para um tie-break, onde Pliskova foi superior, levando tudo para o set das decisões.

Aí foi uma vez mais Barty a entrar melhor mas, ao contrário do que aconteceu no segundo set, não cedeu à pressão e conquistou mesmo o segundo Major da carreira. Chegou aos 3-0 e nunca mais perdeu a vantagem, apesar de Pliskova ter tido break point para fazer o 5-4.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.