Baghdatis: «Djokovic continua a competir com os melhores»

Por José Morgado - Dezembro 22, 2025

Novak Djokovic continua a desafiar a idade e a intensidade da nova geração no ténis mundial, apesar da ascensão de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. O sérvio deixou claro que o seu foco principal são os Grand Slams e que pretende lutar por títulos até onde conseguir.

“Ano após ano, as possibilidades são cada vez menores, isso é certo, mas ele continua lá, entre os cinco melhores do mundo, a competir com os melhores”, afirmou Marcos Baghdatis em entrevista à Tennis365. “Continua lá, mas quanto tempo mais, depende só dele, da sua mentalidade e de se continuar a divertir e a jogar a esse nível“, acrescentou.

Baghdatis destacou ainda a singularidade de Djokovic em court: “Sempre que jogava contra o Novak, os encontros eram muito equilibrados. Uma vez, em Indian Wells, levei 6-1, 6-3 e saí do court a sentir que tinha aprendido uma lição. Nunca senti isso com outro jogador, nem com o Roger nem com o Rafa”.

Apesar dos desafios, Djokovic mantém-se motivado e competitivo, mostrando que experiência e vontade podem equilibrar a balança frente à explosividade da juventude. O sérvio sabe que o caminho para novos títulos exige disciplina, estratégia e resiliência, mas não dá sinais de abrandar, reforçando o seu estatuto de rival sempre temido nos grandes palcos do ténis mundial.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com