Baez sagra-se campeão em Santiago e fecha Golden Swing com segundo título seguido

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 4, 2024

Sebastian Baez colocou a cereja no topo de bolo em duas semanas de sonho para fechar o Golden Swing. É que o argentino, número 21 do ranking ATP, não se ficou pela conquista do título no ATP 500 do Rio de Janeiro e manteve o pé no acelerador para arrebatar o troféu no ATP 250 de Santiago com aquela que foi a sua nona vitória consecutiva.

O tenista de 23 anos, antigo líder da hierarquia mundial de juniores, até não entrou bem no duelo com Alejandro Tabilo (51.º), que procurava manter o título em casa sucedendo a Nicolas Jarry, mas reagiu com grande ténis para se superiorizar com os parciais 3-6, 6-3 e 6-4. Baez chegou a ganhar nove jogos consecutivos, algo que não o livrou de ainda apanhar um susto na reta final: viu Tabilo quebrar para reduzir para 5-4, mas devolveu o break para garantir a conquista do sexto título da carreira e segundo da temporada.

Leia também:

 

Com este troféu, Baez garante a entrada inédita no top 20 do ranking ATP, ao passo que é já o quinto melhor da temporada na Race para as ATP Finals. Junta-se a Jannik Sinner Ugo Humbert como os únicos com múltiplos títulos em 2024, seguindo agora para os Masters 1000 de Indian Wells e Miami.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt