Australian Open 2025: quem ganhou e quem perdeu o sorteio no quadro masculino

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 9, 2025
Foto: EPA

Com o sorteio do quadro masculino do Australian Open 2024 realizado, importa perceber quem acabou por sair melhor e pior deste momento. Será preciso confirmar a teoria, mas deixamos aqui quem ‘ganhou’ e quem ‘perdeu’.

QUEM ‘GANHOU’ O SORTEIO

Jannik Sinner – o número um do Mundo e campeão em título conseguiu tudo: já sabia que não cruzava com Alexander Zverev, mas também ficou longe de Carlos Alcaraz Novak Djokovic, sendo que o mais forte que pode encontrar nos quartos-de-final é Alex de Minaur. Não tem de ser um passeio, mas Hubert Hurkacz, Matteo Berrettini, Stefanos Tsitsipas ou Holger Rune não estão em boa forma…

Alexander Zverev – o alemão parece ter uma trajetória bastante gerível até às eventuais meias-finais, onde deverá aguardar Djokovic ou Alcaraz. Até lá, pode ter um sempre imprevisível duelo com Nick Kyrgios e um desafio com Ugo Humbert ou Arthur Fils, enquanto os ‘quartos’ são teoricamente com Casper Ruud. Dá para ir crescendo.

Taylor Fritz – No meio de tudo o que podia acontecer, o norte-americano certamente não se queixa do que tem pela frente. Giovanni Mpetshi Perricard na terceira ronda, Ben Shelton ou Lorenzo Musetti nos ‘oitavos’ não são desafios simples, mas são perfeitamente alcançáveis pelo número quatro do Mundo. Tal como Daniil Medvedev nos ‘quartos’.

Leia também:

 

QUEM ‘PERDEU’ O SORTEIO

Novak Djokovic – Não era fácil desenhar um caminho mais duro para o dez vezes campeão. O jovem Nishesh Basavareddy vai atrever-se na primeira ronda, sendo que Tomas Machac (ou Reilly Opelka, que bateu Nole em Brisbane) podem dar muitos problemas na terceira eliminatória. Não fica mais simples com Grigor Dimitrov ou Jiri Lehecka nos ‘oitavos’, Carlos Alcaraz nos ‘quartos’… Já perceberam, certo?

Carlos Alcaraz – O espanhol surge aqui essencialmente porque ficou com a fava de poder encarar Djokovic logo nos quartos-de-final. Até lá, Jordan Thompson (terceira ronda) e Jack Draper ou Sebastian Korda (oitavos-de-final) são os adversários que mais têm capacidade para incomodar Carlitos.

Grigor Dimitrov – Na linha dos dois nomes de cima, o búlgaro aparece neste espaço porque está embrulhado nessa confusão. Jiri Lehecka é um adversário duríssimo numa terceira ronda e Novak Djokovic ainda pior nos ‘oitavos’. Vida muito complicada para Dimitrov.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt