Campeão João Fonseca cai na estreia em Buenos Aires e continua sem vencer em 2026

Por Marcela Linhares - Fevereiro 12, 2026
João Fonseca
Reprodução

João Fonseca voltou nesta quarta-feira ao complexo do ATP 250 de Buenos Aires, torneio no qual conquistou o seu primeiro título profissional na carreira. Na sua estreia, acabou por ser superado por Alejandro Tabilo, num duelo em que o chileno celebrou com os parciais 6-3, 3-6 e 7-5 em pouco mais de duas horas. Nos ‘quartos’, vai enfrentar Tomás Etcheverry, que precisou de batalha de mais de 3h30 para avançar.

O chileno teve um início bem sólido, abrindo 3-0 em apenas nove minutos quando venceu 12 dos 14 pontos disputados. Apesar disso, conhecemos a resiliência do carioca, que pressionou o chileno, confirmou duas vezes o jogo sem perder pontos e devolveu a quebra no sexto jogo com um belo amortie.

Tentando igualar o placard pela primeira vez no set, o atual campeão abriu 40-15, mas acabou novamente a ceder o seu saque. Na sequência, o ex-top 20 não perdeu mais a dianteira e fechou em 6-3.

Diferente do primeiro set, João salvou break point no quinto jogo e, na sequência, incomodou de novo o serviço do adversário e garantiu a primeira quebra do parcial com mais um amortie bem executado.

No jogo mais longo da partida, Tabilo teve 3-1 a seu favor após aproveitar o quinto break point, mas perdeu a vantagem logo na sequência após errar uma bola na rede. O parcial seguiu sendo o mais equilibrado do encontro, com os jogadores a confirmarem os seus respetivos jogos de serviço. O brasileiro passou por sufoco saindo de 15-30 enquanto servia a 4-5, mas não perdeu o foco. O tenista canhoto voltou a incomodar o carioca e, na terceira oportunidade, concluiu o jogo e garantiu o triunfo.

Leia também:

 

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.