ATP negoceia novo Masters 1000 na Arábia Saudita que pode ‘matar’ a United Cup

Por José Morgado - Novembro 7, 2023
alcaraz-usopen

A Arábia Saudita continua a acenar com dinheiro às principais entidades do ténis mundial. Após garantir as NextGen Finals, que se estreiam no país em 2023, e de terem praticamente garantidas as WTA Finals a partir do próximo ano, os árabes continuam a insistir em receber mais um grande evento no circuito masculino e, nesta altura, há mesmo abertura por parte do circuito masculino para negociar a entrada de mais um Masters 1000 no calendário, fazendo com que, pela primeira vez na história, essas provas passem… a 10.

A confirmar-se a partir de 2025, o novo Masters 1000 árabe (que deverá ser uma prova mista e acumular com um WTA 1000) seria jogado na primeira semana de janeiro, terminando exatamente uma semana antes do Australian Open arrancar. Tal evento condenaria à ‘morte’ a United Cup, competição recentemente estreada (em 2023) no calendário.

Recorde-se que a temporada de 2025 será de grandes mudanças no calendário ATP, com os Masters 1000 de Cincinnati e Canadá a passarem a ter duas semanas de duração, tal como já acontece desde este ano com Madrid, Roma e Xangai.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt