ATP garante: Nick Kyrgios tem o 5.º melhor serviço da história

Por admin - Dezembro 20, 2016
NEW YORK, NY – SEPTEMBER 01: Nick Kyrgios of Australia serves to Horacio Zeballos of Argentina during his second round Men’s Singles match on Day Four of the 2016 US Open at the USTA Billie Jean King National Tennis Center on September 1, 2016 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. (Photo by Michael Reaves/Getty Images)

Muitos duvidam da atitude e comprometimento de Nick Kyrgios, mas poucos ou nenhuns põem em causa que o jovem australiano de 21 anos tenha talento e armas para um dia chegar ao topo do ténis mundial. De todas as armas, a mais eficaz e relevante de todas que possui é… o serviço, que é não só um dos melhores da atualidade como, garante o ATP World Tour, de sempre.

Um estudo do departamento de estatísticas do circuito masculino calcula o ‘serve rating’, um dado estatístico que soma a percentagem de primeiros serviços colocados, a percentagem de pontos ganhos com o primeiro serviço, a percentagem de pontos ganhos com o segundo serviço, o número de jogos de serviço ganhos, a média de ases por encontro e subtrai ainda a média de duplas faltas por encontro.

Com 290,7 de média de carreira, Kyrgios tem nesta altura o quinto melhor registo neste dado da história do ténis, apenas atrás de quatro super servidores: Ivo Karlovic, John Isner, Milos Raonic e… Andy Roddick. Roger Federer (7.º) e Pete Sampras (8.º) também aparecem neste top 10, ainda que tenham descido algumas posições na reta final das suas carreiras, de forma natural.

Os dados de Kyrgios: 66,4+76+55,1+88,7+13,8-2,9 = 297,1, uma média ainda mais alta do que a sua de carreira, que tem por isso tendência a subir nos próximos anos.

Alguns dos melhores servidores da história que estão atrás de Kyrgios neste ranking: