ATP anuncia que Masters 1000 passam a ter de dividir lucros… com os jogadores

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 8, 2023

No final de cada temporada, a ATP tem o denominado Bonus Pool que serve para distribuir lucros do circuito pelos 12 melhores tenistas do Mundo. Ora, este ano teve um aumento significativo de 12,2 milhões de dólares, num total de 33,5 milhões de dólares que serão entregues ao referido top 12, mediante critérios de participação também nos maiores torneios.

Mas o que gerou este aumento sem precedentes? É que a ATP aplicou uma mudança marcante, com uma lógica de 50-50 no que diz respeito ao lucro dos torneios Masters 1000. Ou seja, estes 12,2 milhões dizem respeito a metade dos lucros que os torneios da referida categoria tiveram ao longo de 2022.

Com esta fórmula, todos os Masters 1000 têm de ser submetidos a auditorias financeiras ao longo da temporada, sendo que os tenistas têm acesso às mesmas. O objetivo é ter o máximo de transparência, com a conclusão de qual foi o lucro que os torneios tiveram: metade segue para este Bonus Pool, com os tenistas a receberem mediante a sua participação.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt