Araújo resiste a batalha rumo aos ‘oitavos’ das Universíadas

Por José Morgado - Julho 19, 2025
Araujo
Foto: FADU

Pedro Araújo, de 23 anos e atual 469.º do ranking mundial, deu este sábado mais um passo — suado! — rumo ao sonho de conquistar uma medalha nas Universíadas e apurou-se para os oitavos-de-final do quadro de singulares em Essen, na Alemanha, onde decorre o torneio de ténis deste mega-evento desportivo. O lisboeta mantém-se ainda nesta altura em três provas (está nos ‘oitavos’ de pares masculinos com Tomás Luís e ainda não entrou em ação nos mistos com Maria Garcia.

O tenista que estuda Gestão na NOVA SBE derrotou na terceira ronda deste torneio o sueco Nikola Slavic, número 1187 ATP e que foi até há bem pouco tempo estrela na Universidade do Mississippi, por 2-6, 6-3 e 6-4, num encontro arrancado a ferros, em quase três horas de batalha.

Segue-se um desafio ainda mais duro teoricamente, já que o próximo rival de Araújo é o suíço Dylan Dietrich, de 20 anos, uma das estrelas da fortíssima Universidade de Virgínia.

Pelo caminho ficou este sábado na segunda ronda do torneio feminino a lisboeta Maria Garcia (1133.ª), às mãos da favorita chinesa Yao Xinxin (286.ª e primeira cabeça-de-série), por 6-1 e 6-0. A portuguesa só ganhou 18 pontos em todo o encontro.

Portugal continua a sonhar com medalhas em singulares masculinos com Araújo (oitavos-de-final) e Tomás Luís (3.ª ronda), em pares masculinos com Araújo/Luís (oitavos-de-final), em pares femininos com Maria Garcia e Inês Oliveira (1.ª ronda) e em mistos com Araújo/Garcia (1.ª ronda).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com