Após falhar exame antidoping, Gilbert Klier tem punição definida
A Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA) anunciou nesta segunda-feira (6) uma punição de 12 meses para o brasileiro Gilbert Klier Júnior, 22 anos, pela presença de SARM S-22 em um exame antidoping realizado em abril do ano passado, em um torneio Challenger na Cidade do México. Klier Júnior já estava suspenso provisoriamente desde junho.
A substância para qual Klier Júnior testou positivo foi a mesma que levou à suspensão de Beatriz Haddad Maia em 2019. O brasileiro, bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, estava perto do top 350, sua melhor posição no ranking na carreira, quando foi punido de forma provisória.
A decisão
A ITIA aceitou a explicação de que Klier Júnior não ingeriu a substância de forma proposital. Mesmo assim, devido a outros casos semelhantes de brasileiros e outros esportistas, a agência entendeu que o jogador teve alguma responsabilidade na contaminação.
De acordo com comunicado da ITIA, Klier Júnior aceitou a pena em dezembro de 2022. Com isso, ele fica suspenso até 8 de junho de 2023. Neste período, ele não pode comparecer ou atuar em nenhum torneio oficial de tênis.