Antigo treinador de Murray é contra o coaching: «Tenistas têm de resolver os problemas sozinhos»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 6, 2022

O coaching já se normalizou no ténis desde o verão, mas ainda nem todos estão convencidos com essa mudança. Um treinador conceituado, por exemplo, não concorda com esta nova regra. Falamos de Jamie Delgado, antigo técnico de Andy Murray, que explica o porquê de ter esta opinião.

“Sempre tive a sensação de que os tenistas têm de resolver os problemas sozinhos. É algo que distingue o ténis do resto dos desportos. Sei que houve muita pressão para que houvesse interação entre jogador e treinador no encontro, mas os melhores do Mundo têm de resolver por eles mesmos situações em que estão em desvantagem”, começou por referir ao Tennis365.

Delgado garante ainda que está errado dizer que todos sempre fizeram coaching. “Rio-me sempre dos comentários das pessoas que dizem que todo a gente faz coaching nos encontros. Não é assim de todo. Até pode acontecer um treinador dizer algo a um jogador e estar a tomar a decisão errada”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt