Antigo top 10 deixa conselho a Tsitsipas: «Tem de voltar ao básico e recomeçar do zero»
Uma das grandes incógnitas para a temporada de 2026 é perceber em que estado vai surgir Stefanos Tsitsipas, depois de uma época para esquecer onde caiu vários lugares, tendo mesmo abandonado o top 30 mundial.
Marcos Baghdatis, uma das maiores referências do tenista grego, continua a acreditar no potencial de Stef mas, ao Tennis 365, explicou o que é preciso ser feito.
CONFIANÇA NO POTENCIAL DE TSITSIPAS
É muito difícil, estando de fora, quando não sabes o que está a acontecer por dentro, dizer-lhe o que deve fazer. Isso é certo. Acho que é principalmente uma questão de decisões. E se pode voltar ao nível que tinha, entre os 10 melhores do mundo? Claro que pode. Continuo a acreditar que pode.
RECOMEÇAR DO ZERO
Mas, naturalmente, o importante são todas as decisões e tudo o que tens de fazer para o conseguir. Por isso, depende de muitas decisões que tome nas próximas semanas e meses. Mas penso que, se tomar as decisões certas, é muito difícil dizer quais. O que eu sugeriria, pela minha experiência como ex-tenista profissional, é voltar ao básico. Começar do zero. Recomeçar do zero, aceitar onde estás agora e construir a partir daí.
ACEITAR O MOMENTO
E não pensar que, quando estás no top 10 e depois cais, queres sempre sentir o mesmo que sentiste quando estiveste lá ou quando jogaste esse encontro, mas não é possível sentir o mesmo. Por isso, precisas de o aceitar e começar do zero. Partir do básico e começar do zero. E a aceitação: acho que essa é a chave para aceitares onde estás neste momento e avançar passo a passo.
Leia também:
- — Sinner e Alcaraz elogiam-se mutuamente: «Ele não tem fraquezas»
- — Jannik Sinner já prepara a nova época com olho no Australian Open 2026
- — Serena Williams reage aos rumores do regresso à competição: «Meu Deus, não vou voltar!»
