Antiga top 200 suspensa por… 16 anos devido a manipulação de resultados
Ksenia Palkina, tenista de 32 anos que representa o Quirguistão, foi suspensa por… 16 anos! A antiga número 163 do ranking WTA, que já estava afastada preventivamente desde 2019, tem ainda de pagar 100 mil dólares de multa, tudo isto porque admitiu ter manipulado o resultado de encontros em 2018 e 2019.
A informação foi anunciada pela Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA), que abre a porta a uma redução da pena para 10 anos caso Palkina não volte a infringir qualquer regra do Programa Anti-Corrupção do Ténis entretanto.
Certo é que, no totalidade, Palkina cometeu cinco infrações desse mesmo Programa. Em causa estão cenários como dar informações a apostadores, aceitar ou oferecer dinheiro para que um jogador não dê o seu melhor, tentar viciar o resultado ou qualquer outro aspeto do encontro e ainda não denunciar tentativas de abordagens corruptas às autoridades.
Esta suspensão significa que Palkina não poderá disputar nem marcar presença em qualquer torneio de ténis autorizado ou organizado por um órgão regulador internacional ou associação nacional. Por fim, caso consiga mesmo a redução da pena, Palkina estará elegível para competir a 21 de novembro de 2029.