Antiga top 10 partilha reflexão: «As pessoas a quem pagas não são tuas amigas»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 3, 2025

Andrea Petkovic está retirada, mas não deixou de partilhar uma reflexão que promete dar que pensar, especialmente para quem não vive a carreira profissional de um tenista por dentro. A alemã, antiga número 9 do Mundo, falou sobre o lado negativo do aumento do prize money dos torneios.

“Enquanto no início da carreira partilhávamos treinador e viajámos em manada com outras jogadoras, dormíamos três num quarto para poupar dinheiro, roubávamos queijo e fiambre do pequeno-almoço e fazíamos amizades para a vida, o aumento de tamanho das equipas também aumentou a solidão nos circuitos. As pessoas a quem pagas não são tuas amigas. Pode parecer e até podem acabar por ser amigos, mas enquanto há uma dinâmica de poder salarial em jogo, não há igualdade e uma amizade não é uma amizade de verdade a menos que haja igualdade”, atirou.

Petkovic conclui o pensamento. “Quando os jogadores viajam com fisioterapeutas, treinadores, psicólogos e preparadores físicos, estão rodeados de pessoas a quem pagam e que ocupam o espaço de uma possível amizade real. Uma amizade em que o teu amigo não tem de se preocupar por perder o trabalho por te dizer que aquela roupa te fica horrível”, rematou.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt