Antiga promessa Kozlov vence mais um Challenger e garante wild card para o Australian Open
Comecemos este artigo por recuar até 2014. No Australian Open em juniores, o norte-americano Stefan Kozlov chegou à final depois de bater jogadores como Andrey Rublev e só perdeu com Alexander Zverev. Mais tarde nessa temporada, atingiu a final de Wimbledon e dessa feita perdeu com Noah Rubin, mas a verdade é que fez ‘quartos’ em Roland Garros e US Open também. Porque é que falamos dele? É que esse antigo número dois mundial de juniores parece finalmente começar a cumprir toda a promessa que havia à sua volta.
Agora com 23 anos, prepara-se para saltar para o 159.º posto depois de conquistar o seu terceiro título Challenger da temporada, agora em Champaign, nos Estados Unidos. Kozlov bateu Aleksandar Vukic num encontro que acabou por ser mais especial do que simplesmente dar direito a uma taça. É que o norte-americano garantiu, desta forma, o wild card de acesso ao Australian Open por ter sido o jogador mais pontuado numa série de torneios Challenger disputados em hard court nas últimas semanas.
Kozlov nunca conseguiu corresponder a todas as expectativas colocadas sobre os seus ombros, mantendo nesta altura o 115.º lugar ocupado em 2017 como o seu melhor ranking de carreira, mas a estreia em torneios do Grand Slam poderá servir de ainda maior motivação para se afirmar plenamente em 2022.