Andy Murray e Sergiy Stakhovsky envolvem-se em troca de palavras no Twitter sobre igualdade de prémios

Por admin - Março 23, 2016

A rede social é muitas vezes comparada a uma praça pública, onde conversas são tidas sob o olhar de toda a gente e sujeitas à intervenção de qualquer um. No seguimento do controverso tópico da igualdade de prémios monetários, Sergiy Stakhovsky e Andy Murray envolveram-se numa troca de palavras no Twitter que deixou os fãs de ténis colados ao ecrã à espera do próximo tweet de cada um.

As posições são claras: Sergiy Stakhovsky, membro do conselho de jogadores da ATP, acha que eles devem sempre receber mais do que elas, enquanto Andy Murray acha que todos devem ser pagos de forma igual porque disputam o mesmo desporto.

Na resposta aos comentários de Novak Djokovic, o britânico aproveitou para comparar o público que atrai Sergiy Stakhovsky com aquele que atrai, por exemplo, Serena Williams num torneio norte-americano, mas a comparação foi também estendida à sua terra-natal: “Se Laura Robson a jogar no Court 1 de Wimbledon vai estar cheio, já com o Stakhovsky…”.

As palavras não caíram bem a Stako, que aproveitou o tweet publicado por um seguidor de ténis, onde estava partilhado um artigo com as declarações de Serena Williams e e Andy Murray, para fazer a seguinte questão: “então achas que um estudante de direito que se licencie na Ivy League deva ganhar o mesmo que um advogado licenciado em outra qualquer universidade?”

Andy Murray, que até nem tinha sido chamado diretamente à conversa (e já nem ia ao Twitter desde o fim de janeiro), não deixou passar o comentário em branco. E assim seguiu a conversa:

A. Murray: “Grande Stako! Como vão as coisas? O que é que a universidade em que alguém anda tem a ver com isto?”

S. Stakhovsky: “É uma longa história. Obrigado pela tua referência a mim hoje, está a precisar de alguma atenção. Contudo, os teus argumentos falham a partir do momento em que saímos de território britânico”

A. Murray: “Então assim que saímos do território britânico há mais pessoas a assistir aos teus encontros do que aos da Laura [Robson]? A sério?”

S. Stakhovsky: “O Palco em Kiev está pronto, tudo aquilo que precisas de fazer é convencer a Laura a vir”

A. Murray: “Joguei um encontro da Taça Davis contra ti na Ucrânia [em 2006] e deviam estar alguns milhares de pessoas nas bancadas, no máximo!”

S. Stakhovsky: “Viste algumas cadeiras vazias?”

A. Murray: “Quantas cadeiras vazias havia mesmo? Não estava a contar, visto que estava mais concentrado em ganhar-te”

S. Stakhovsky: “Mas isso não aconteceu no sábado, pois não?* Ainda me lembro do teu belo toque com o Brad Gilbert e os seus “75%”

A. Murray: “Mas a sério, explica-me a questão da universidade, por favor… eu não entendi onde queres chegar com isso”

S. Stakhovsky: “Tenho muito tempo amanhã… se fores ao artigo vais entender”

A. Murray: “Já li o artigo e ainda não entendo! Pensava que estavas a sugerir que quem fosse para uma universidade melhor deveria ter um emprego melhor do que quem vai para uma universidade com menos prestígio, mas depois apercebi-me de que isso seria ridículo”

S. Stakhovsky: “Ridículo… certo?” [partilha de um excerto do artigo]

A conversa parece ter ficado por aqui, embora Stakhovsky ainda tenha respondido a um ou outro utilizador que lhe continuou a colocar questões. Tudo foi levado de forma ligeira por ambos os jogadores no Twitter, com muitos emojis à mistura, precisamente pelo facto de a discussão estar a ser tida no Twitter.

Mencionada no meio da troca de palavras, Laura Robson ficou meio sem entender o que se estava a passar, mas acabou por se sair com a melhor resposta: “estou um pouco confusa sobre como é que fiquei envolvida, mas prefiro não ir a Kiev”.

E assim foi mais um dia “normal” no mundo do ténis.

* – A Ucrânia, que acabou por perder a eliminatória por 2-3, venceu o encontro de pares no sábado. Andy Murray e Sergiy Stakhovsky estavam ambos a representar as respetivas equipas no encontro.